• há 9 anos
O século do Ego é uma série documentário da televisão britânica apresentada em 2002 pelo cineasta Adam Curtis. Ele se concentra no trabalho dos psicanalistas Sigmund Freud, Anna Freud, e o consultor PR Edward Bernays. Esta série é sobre como aqueles no poder usaram as teorias de Freud para tentar controlar a sociedade em uma era de democracia de massa.

Curtis conta-nos um pouco da história relação entre Sigmund Freud e seu sobrinho americano, Edward Bernays. Aliás foi Bernays quem inventou a profissão de relações públicas na década de 1920 e foi a primeira pessoa a detectou a utilização das idéias de seu tio Freud na manipulação das massas. Ele mostrou como corporações americanas poderiam estar influenciando ao ponto de controlar e fazer as pessoas quererem coisas que não precisavam, sem perceberem, associando sistematicamente bens produzidos em massa aos seus desejos inconscientes.

Enfim este documentário nos revela como estamos vivemos num tempo de chantagem universal, que toma duas formas complementares de escárnio: há a chantagem da violência e a chantagem do entretenimento. Uma e outra servem sempre para a mesma coisa: manter o homem simples longe do centro dos acontecimentos.