• há 3 meses
A grandeza de um Estado pequeno (O Jornal - Rio de Janeiro, 1927)

As grandes vantagens que o regimen federativo trouxe ao Brasil descentralizando as administrações regionaes e interessando na solução dos problemas locaes forças de emprehendimento e de intelligencia outr'ora desviadas das antigas provincias para o scenario mais amplo da vida imperial, não podem ser melhor comprovadas do que pelos factos que se patenteiam no progresso verdadeiramente maravilhoso de alguns dos Estados.
Esse movimento geral de expansão economica regional, é ainda mais notavel e mais significativo no caso das pequenas unidades da federação.

O assombroso progresso de S. Paulo é um phenomeno certamente impressionante, mas cujo determinismo resalta a uma analyse mesmo superficial das circumstancias em que elle teve logar. Mas a passagem rapida de pequenas provincias, que ha 40 annos vegetavam opprimidas por um regimen centralizador asphyxiante, a posição de Estados cuja prosperidade e solidez economica podem servir de exemplo das grandes aptidões de trabalho e de energia criadora do povo brasileiro, é um facto que cumpre registrar por honra da nacionalidade e como compensação ao effeito depressivo que de outros aspectos da actualidade nos podem advir.
Este é o principal motivo que nos leva a consagrar ao Estado do Espirito Santo uma edição especial, em que collocamos perante a opinião do paiz inteiro dados positivos е factos concretos, nos quaes se contem a magnifica relação do que se vae realizando naquella região para tornal-a uma das joias mais ricas da communidade federal.

O exemplo do Espirito Santo encerra tantas e tão valiosas lições sobre os prodigios que um bem orientado espirito particularista póde operar no aproveitamento dos recursos naturaes de uma região, que, apresentando-o em nossas columnas, temos consciencia de desempenhar a missão patriotica de levar um estimulo ás energias menos activas de outros que em pouco tempo poderão attingir situação analoga, pela imitação do que está sendo feito pela tenacidade operosa dos espirito-santenses.

Entre os Estados da Federação, o Espirito Santo figura em um dos ultimos logares no tocante à area territorial. E' certo que o destino que lhe deu um sólo fertil, rios naregaveis, ancoradouros amplos e seguros e outras vantagens de grande valor, compensou assim pela riqueza potencial da terra espirito-santense a exiguidade da sua extensão. Mas se o progresso do Espirito Santo tem uma solida base material naquelles factores naturaes de prosperidade, nem por isso menos admiravel é o papel representado pelo homem na utilização dos recursos que estavam ao seu alcance.

Recomendado