Nara Lofego Leão (Cantora Capixaba - 1942 / 1889)

  • há 4 meses
Nara Lofego Leão (1942-1989) foi uma importante cantora, artista plástica e atriz brasileira que ficou conhecida como "a musa da bossa nova".
Nara Leão nasceu em Vitória (Espírito Santo) no dia 19 de janeiro de 1942.

Nara é a segunda filha do casamento entre o advogado Jairo Leão e a professora Altina Lofego Leão. A irmã mais velha de Nara é Danuza Lofego Leão.
Quando Nara tinha apenas um ano, a família se mudou para o Rio de Janeiro.

Nara ingressou no meio musical depois de receber o primeiro violão de presente do pai, quando tinha 12 anos. Entusiasmado com o interesse da filha, o advogado contratou aulas particulares para a menina com o músico Patrício Teixeira.

Dois anos mais tarde, Nara se matriculou na Academia de Violão de Menescal e Carlos Lyra. Mal sabia ela que alguns anos mais tarde se tornaria professora da mesma instituição que frequentou quando era aluna.

Em 1957 começam a surgir as primeiras reuniões do grupo que viria a fundar a Bossa Nova. Os encontros dos jovens músicos aconteciam no famoso edifício Champ-Elysées, na Avenida Atlântica, em Copacabana (Rio de Janeiro).

No ano a seguir, Nara contrai uma hepatite que a faz faltar as aulas durante dois meses. Depois de se curar, a adolescente decide não mais voltar para a escola e começa a trabalhar como secretária de redação e repórter do jornal Última Hora.

No dia 13 de novembro de 1959 estreia o show Segundo comando da operação bossa nova e canta Se é tarde me perdoa e Fim de noite.

Confira a interpretação da cantora de Samba de uma nota só e Samba do Avião, dois clássicos da Bossa Nova:
Nara Leão - "Samba de uma nota só" e "Samba do Avião"
Viajando pelo país, cantou ao lado de outros músicos da Bossa Nova.

Além de cantar, Nara também atuava e fazia xilogravura.
A sua estreia como cantora profissional aconteceu em março de 1963, na boate Au bom gourmet, em Copacabana, zona sul carioca. A jovem teve o privilégio de estar ao lado de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes no espetáculo Pobre Menina Rica.
Em agosto de 1963, começa a gravar no estúdio Rio-Sim, no Rio de Janeiro, o seu primeiro disco. No ano a seguir, a moça estoura e passa a ser reconhecida publicamente.
Em fevereiro de 1964 lança Nara, o seu primeiro LP. O trabalho faz tanto sucesso que ela é contratada pela Philips para gravar o seu novo disco, chamado Opinião.
Em paralelo, segue fazendo turnê pelas principais cidades do Brasil. Ainda nos anos 60 atua como apresentadora de tv do programa Pra Ver a Banda Passar (na Record) com a companhia ilustre de Chico Buarque.
Em prêmio concedido durante a década de 70, Nara Leão foi considerada a melhor cantora pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo.
O último disco lançado foi em 1989 com o título My Foolish Heart. Ao longo da carreira, a intérprete lançou mais de 20 discos e se tornou um dos principais nomes da MPB.

Recomendado