• há 10 anos
A Grande História, também conhecida como História ampla ou Big History é um discreto subcampo da História que se formou, principalmente, na América do Norte, tendo pouca divulgação em outras partes do mundo. Esta abordagem foi desenvolvida na segunda metade dos anos 80, com a intensão de analisar eventos de larga escala, em períodos de tempo extremamente longos, que geralmente fogem aos recortes temporais tradicionais da ciência histórica. Por sua própria natureza, a Grande História é multi-disciplinar, podendo ser classificada como uma ciência holística.

Assim a Grande História tenta observar os eventos passados dentro de um contexto entrelaçado de múltiplas escalas quânticas de tempo, desde o Big Bang até os tempos atuais, buscando delinear padrões racionais comuns e temáticas recorrentes.

Em outras palavras, como esta nova forma de observar e abordar a natureza cessa automaticamente aquela definição tacanha de História como aprendemos na escola como sendo apenas o "estudo do acontecer humano". Agora, com a Grande História, este clichê é discutível, logo que podemos entender e considera-lá como um desdobramento da ciência histórica ou uma "multi-ciência", que utiliza de dados da religião, história, biologia, astronomia, arqueologia, antropologia e sociologia para embasar seus estudos.

Enfim, este novo campo de visão surgiu como uma resposta à crescente tri balização, especialização e reducionismo científico do século XX, em uma tentativa de abarcar a História como um todo, cruzando dados em temáticas comuns ao longo do tempo. Afinal a história tradicional geralmente limita-se ao estudo da palavra escrita, que engloba apenas os últimos 5.000 anos, ou estudos de cultura material, que alongam esta periodização em alguns séculos, deixando inexplorada, na visão dos adeptos da Grande História, a maior parte dos eventos relevantes para o conhecimento humano e para própria vida.

Tudo vem a seu tempo. Tudo está conectado. Plugasse!

Referências
Leonid E. Grinin, Andrey V. Korotayev, and Barry H. Rodrigue. (2011). (Eds.). Evolution: A Big History Perspective. Volgograd: ‘Uchitel’ Publishing House.
David Christian (2004). Maps of Time: An Introduction to Big History.
Fred Spier (1996). The Structure of Big History: From the Big Bang until Today.

http://canalhistoria.pt/microsites/big-history/

A Grande Historia 17, Final parte 2
http://www.dailymotion.com/video/x3grzja

Recomendado