• mês passado
Cascavel, PR – A revitalização da Avenida Carlos Gomes, uma das principais vias de Cascavel, está chegando ao fim. Nesta segunda-feira (18), o último trecho da obra, localizado entre a Rua da Lapa e a Rua Vinte e Cinco de Agosto, foi interditado para a realização dos serviços de pavimentação.

Segundo o secretário municipal de Serviços e Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy, a previsão é que a interdição dure até o final de novembro. A nova capa asfáltica será aplicada em todo o trecho, seguindo os mesmos padrões utilizados nas demais etapas da obra.

Com a conclusão dos trabalhos na rotatória da Unioeste na semana passada, os esforços da equipe estão concentrados neste último trecho. A orientação é para que os motoristas utilizem rotas alternativas e redobrem a atenção ao passar pelo local, devido à presença de máquinas e trabalhadores.

Inicialmente prevista para ser concluída em 15 meses, a obra terá um aditivo de 140 dias. Segundo Rancy, a pavimentação será finalizada dentro do prazo original, mas os trabalhos de calçadas, ciclovia e paisagismo serão concluídos até o início de maio de 2024.

O secretário justifica a prorrogação da obra pela necessidade de incluir novas etapas, como a construção de uma obra de drenagem e a abertura de novas bocas de lobo. Além disso, a remoção do canteiro central e a criação de uma nova faixa de rolamento também impactaram o cronograma.

A instalação da sinalização semafórica e de placas está prevista para ser concluída até o próximo mês. A via manterá a proibição de retorno desde a Avenida Brasil até a Unioeste, sendo necessário fazer o retorno em quadra para mudar de sentido. A famosa “onda verde” também será implementada para melhorar o fluxo de veículos.

Entretanto, alguns cruzamentos, como os localizados na região do Cemitério Central, na Rua Jaime Duarte Leal e na Rua Rio da Paz, ainda estão em estudo para definição da melhor configuração semafórica.

A obra, orçada em R$ 51.144.674,40, é financiada pelo Banco Fonplata. Além da pavimentação, a revitalização inclui a construção de uma ciclovia, a revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz e a melhoria da Rua Alexandre de Gusmão.

Recomendado