• ano passado
Marechal Floriano é um município brasileiro no estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se na região sudoeste serrana do estado, a 43 km da capital capixaba, Vitória. Ocupa uma área de 285,495 km², sendo que 3 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 17 141 habitantes em 2021.

A formação do núcleo urbano que deu origem à cidade se deve principalmente à criação da Colônia de Santa Isabel, fundada por Luís Pedreira do Couto Ferraz, presidente da Província do Espírito Santo, por volta de 1847. Originalmente, esse núcleo foi destinado a receber imigrantes que vieram da Prússia Renana. No decorrer da segunda metade do século XIX, a vinda de novas levas de imigrantes, principalmente alemães e italianos, deu sequência ao crescimento populacional e econômico. Em 1900, foi inaugurada a estação ferroviária da então vila, que foi reconhecida como distrito de Domingos Martins em 1964 e emancipada em 1991.

A influência cultural deixada pelos imigrantes europeus ainda é visível, sendo expressa em hábitos e costumes diversos pelos descendentes. O cultivo do café e de folhosas e a avicultura de corte figuram entre as atividades econômicas mais importantes, ao lado da prestação de serviços e do turismo. Marechal Floriano possui uma série de atrativos naturais que são destinos de turistas, como cachoeiras, montanhas e trilhas. A presença comum de orquídeas, tanto nas florestas como em plantios de espaços públicos, faz com que a cidade seja conhecida como a "Cidade das Orquídeas".

História
A área do atual município de Marechal Floriano fora habitada inicialmente por índios botocudos e puris, que usavam a localização nas margens do rio Jucu Braço do Sul como ponto de referência. Contudo, foi somente no século XIX que um núcleo de colonizadores veio a se consolidar, com a criação da Colônia de Santa Isabel, fundada por Luís Pedreira do Couto Ferraz, presidente da Província do Espírito Santo, por volta de 1847. Originalmente, esse núcleo foi destinado a receber imigrantes que vieram da Prússia Renana que desembarcaram em Vitória em 21 de dezembro de 1846, em um total de 39 famílias.