• ano passado
O Natal da Dona Beia, como é conhecida Juvelina Nascimento Fraga, chega a sua 24ª edição com uma nova realidade, mas não deixará de acontecer. A casa onde vive, na Rua Planalto, no bairro Santo Afonso, local da festa natalina, foi fortemente atingida pela enchente de maio e mais de 50% das crianças que recebem os presentes não moram mais perto de dona Beia porque estão morando em casas de aluguel social.

É por isso que, ao invés de 200 padrinhos como no ano passado, desta vez ela estima que precisará de 100 para adotar as cartinhas com os pedidos das crianças. Além dos presentes, ela aceita doações de refrigerantes e ingredientes para cachorro-quente (salsicha, molho de tomate, tomate, cebola, ervilha e milho), torta de bolacha (bolacha, ovo, leite condensado, leite e açúcar) ou torta para distribuir.

A festa este ano, marcada para a tarde de 15 de dezembro, não terá a mesma estrutura de anos anteriores, porque a área externa da casa da idosa, onde eram entregues roupas usadas e distribuídos comes e bebes, foi destruída pela enchente. Por sinal a casa da dona Beia ainda está em reconstrução porque a água foi até o telhado.

"Não desisto da festa das crianças porque Deus é maior, Deus é bom. Assim como uma vez eu não tinha nada para dar para meus três guris (filhos), não tinha nada mesmo, Deus me ajudou para nunca faltar o pão, leite e comida, eu cumpro a promessa de ajudar outras crianças", recorda.

Como adotar cartinhas

A festa de Natal será em frente da casa dela no dia 15 de dezembro, a partir das 15 horas. Os presentes devem ser entregues até o dia 10 do mesmo mês. Interessados em adotar devem ligar ou enviar mensagem de voz para dona Beia pelo telefone 51 99323-3641 para combinar de pegar as cartinhas e entregar as doações na Rua Planalto, 150.

Recomendado