• ano passado
Fora da Fórmula 1 desde 2009, a Toyota pode voltar a fazer parte da maior categoria do automobilismo mundial em breve. De acordo com o portal neerlandês RacingNews365, mirando o novo regulamento de motores, que começa a valer a partir de 2026, a montadora japonesa estaria em negociações avançadas com a Haas para uma possível parceria — semelhante ao que a Alfa Romeo tinha com a Sauber — já para 2025.

A ideia é que, a médio prazo, Toyota e Haas passem a produzir peças para os carros da F1 já dentro do novo regulamento da categoria. O portal húngaro Formula.hu reporta que o projeto teria participação, inclusive, da italiana Dallara.

Ainda segundo o RacingNews365, a fabricante japonesa não tem planos imediatos de fornecer motores em um futuro próximo, mas teria como objetivo trabalhar em conjunto com a equipe americana na produção do chassi para 2026. Parte desse plano seria usar o túnel de vento da Toyota, em Colônia, na Alemanha, remanescente da época em que a marca fazia parte da F1. O túnel, atualmente, é utilizado pela Andretti, que tenta uma vaga classe a partir de 2026, mas já foi usado por McLaren, Ferrari e a extinta Force India no passado.

Do outro lado, a Haas vem evoluindo na F1 e faz uma boa temporada em 2024. Vale lembrar que o chefe do time de Kannapolis é o engenheiro japonês Ayao Komatsu.

Mas a parceria seria uma boa para ambas as partes e, mais do que isso, seria uma boa para a Fórmula 1

Kaio Esteves analisa.

Category

🥇
Esportes

Recomendado