Passeio e Caçada na Lagoa Juparanã (Revista Fauna -1951)

  • há 3 meses
Passeio e Caçada na Lagoa Juparanã (Revista Fauna -1951)

ABRIL, 1951
PASSEIO E CAÇADA NA LAGOA JAPURANA
C. RIBEIRO DE LESSA

No dia seguinte à minha chegada à casa de João Felipe, fui visitar o belo lago de Juparanã que está situado a alguma distância de Linhares.

Depois de haver atravessado o Rio Doce nós entramos num pequeno riacho cujas águas se reunem à do rio imediatamente abaixo da vila. Esta ribeira parecia não ter nenhum curso e refletia a côr escura dos maciços de árvores que apare- ciam nas margens. Algumas estendem seus ramos, formando abobada por cima da ribeira, outras se reclinam inteiramente no seu leito.

Cipós espessos se elevavam, por assim dizer, de uma a outra e formavam, em se reunindo, densas massas de verdura, impenetráveis ao sol. Algumas vezes se notam largas aberturas no meio das brenhas e conhece-se logo, que elas são trabalho de animais ferozes, cujas trilhas ficaram marca- das na lama. A ribeira fórma inúmeras voltas, tem talvez cerca de meia légua e é embaraçada, constantemente, por troncos derrubados.

Experimenta-se uma surpresa agradavel, quan do, ao sair dêsse canal estreito e sombrio, encontra-se, de repente, um belo lago que mostra uma vasta extensão dágua, cujo limite escapa a olhar. Parece que a lagoa Juparanã deve a sua origem a um córrego do qual não se conhece a nascente. As águas dêste ribeiro, muito pouco inclinadas para a confluência, ter-se-iam espalhado sobre a terra e formado o lago.
Este, muito menos largo que comprido, se es- tende, mais ou menos, de norte a sul; é limitado por matas virgens, mas sendo suas margens muito afastadas, as florestas o embelezam sem o tornar sombrio.

Do meio das suas águas se ergue uma grande ilha que contribui para embelezá-lo e que eu vi ao longe.

O lago Jupuparanã é muito abundante em peixe, como as suas margens o são de caça, principalmente mutuns (craxalctor), pecaris e crocodilos.
Trouxemos dêste passeio um pecari, um ma- caco, algumas lagostas e o mais bonito dos palmipedes. Matando éssa ave, meu criado experimentou um momento de alegria.

Category

📚
Learning

Recomendado