• há 2 anos
A história de uma incrível mulher judia do século XVI.
Cerca de cem mil judeus sefarditas, descendentes das comunidades judaicas da Península Ibérica, foram expulsos de Portugal por ordem de D. Manuel I. A partir do século XV, a diáspora sefardita estendeu-se por vários continentes e a sua cultura manteve-se ao longo dos séculos. Hoje, calcula-se que o número de judeus desta linhagem ronde os vinte milhões.
O documentário de Nuno Garcia percorre a história deste povo, dando paralelamente a conhecer uma incrível mulher judia do século XVI, que se destacou pelo seu carácter e pelos seus feitos extraordinários.
Gracia Nasi nasceu em Portugal, em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, no seio de uma família de cristãos-novos perseguida e expulsa de Castela. Viúva, torna-se herdeira de um império comercial e de uma incalculável fortuna por muitos cobiçada. Gracia revela um enorme talento para os negócios e desafia o próprio destino. O seu pioneirismo e empreendedorismo, a sua garra, resiliência, coragem e inteligência transformam-na numa heroína do judaísmo. Desafia homens, reis e até Papas, num tempo em que nascer numa família judia era sinónimo de condenação.
Após o estabelecimento da Inquisição em Portugal, em 1536, abandona o país. Depois de passar por vários pontos da Europa, encontra a paz no Império Otomano, onde pode finalmente confessar abertamente a sua fé e ajudar outros judeus a escapar à Inquisição.

Recomendado