• há 5 anos
Opções de legenda em português e alta definição (1080p) disponíveis.

Outros documentários sobre o mundo natural, em alta definição, você pode encontrar nas playlists do canal.

Conheça o Biologia em Pauta (www.biologiaempauta.com)

______
Sinopse: A Ásia é o maior e mais extremo continente do nosso planeta, estendendo-se desde o Círculo Polar Ártico no norte até as florestas tropicais no equador. Os animais aqui enfrentam os desertos mais quentes, as selvas mais altas e as montanhas mais altas encontradas em qualquer lugar da Terra. Mas o continente nem sempre se parece com isso. Esses mundos extremos foram criados quando a Índia colidiu com o resto da Ásia há 30 milhões de anos, moldando o continente como o conhecemos hoje. Os animais aqui se adaptaram aos ambientes extremos de maneiras quase inacreditáveis.

Nas terras congeladas da península de Kamchatka, na Rússia, os ursos procuram vulcões ativos - apesar dos perigos. E na costa da Sibéria, um espetáculo notável aparece por algumas semanas durante o verão - dezenas de milhares de morsas se arrastam para a praia em um dos maiores grupos de mamíferos vistos em qualquer lugar do mundo. Na China, macacos misteriosos de rosto azul andam eretos através de algumas das florestas menos exploradas da Terra, enquanto os desertos assados ​​do Irã abrigam o que deve ser a cobra mais bizarra do mundo. Nos planaltos áridos da Índia, lagartos de cores berrantes lutam como mestres em miniatura de kung fu enquanto tentam encontrar um companheiro antes de morrerem.

O sul do continente não poderia ser mais diferente. Quando a Índia colidiu com a Ásia, o Himalaia foi formado. Essas montanhas bloqueavam as nuvens, ajudando a criar as monções. Chuvas fortes caíram e florestas tropicais, cheias de vida, se desenvolveram ao sul. Aqui, os orangotangos bebês aprendem a escalar as árvores mais altas da selva do planeta e uma fêmea rinoceronte de Sumatra - um dos habitantes mais raros da floresta tropical - canta uma canção triste e assustadora. Alguém retornará a ligação? Essas florestas - lar de milhares de espécies incríveis - correm o risco de se perder para sempre. Sob ameaça de desmatamento e desenvolvimento humano, hoje o maior continente da Terra está ficando sem espaço para a vida selvagem. Mas há esperança nas águas tropicais da Ásia, onde os tubarões-baleia ameaçados se reúnem para encontrar comida e obter ajuda de uma fonte surpreendente.

Recomendado