• há 6 anos
A passagem da Secretária Nacional da Igualdade Racial pelo Sertão paraibano, na semana passada, serviu para mostrar ao Governo Federal como vivem os ciganos do município de Sousa. De um lado, a pobreza gerada pela falta de infraestrutura, e do outro, a riqueza cultural associada a um povo cheio de esperança de uma vida melhor.

Sandra Terena viu de perto que nas comunidades ciganas falta o mínimo necessário, como saneamento básico, moradias adequadas, instalações elétricas, coleta de lixo e melhor assistência em saúde, entre outros problemas.

Por outro lado, ao enaltecer a riqueza da cultura e da dança cigana, Terena ficou impressionada com a força de vontade deles para superar os problemas sociais da comunidade.

"Apesar de sofrido, apesar de calejado e ter passado por situações de discriminação, eles ainda têm muita esperança. É um povo muito amoroso, é um povo muito querido, um povo muito humano e que tem vontade de melhorar de vida", disse a gestora ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Veja mais no blogdolevi.com.br

Recomendado