Áustria vai a votos

  • há 7 anos
A Áustria vota este domingo em eleições antecipadas depois da rutura na coligação entre sociais-democratas e democratas-cristãos

Seis milhões e meio de eleitores vão eleger 183 deputados do parlamento para os próximos 5 anos numa votação de onde vai sair o novo governo e o sucessor do primeiro-ministro, Christian Kern.

Diz um eleitor que “primeiro que tudo eu gosto do facto de Christian Kern não agitar outros candidatos, que não divide a sociedade, que se bate pela solidariedade. Os outros apenas se preocupam com os grandes salários, com as grandes empresas e não com as pessoas normais.”

As sondagens mais recentes avançam com a ideia de que o ministro dos Negócios Estrangeiros (diplomacia), o conservador Sebastian Kurz, seja o mais votado com 33 % dos votos e o atual chefe de governo Christian Kern, segundo, com 27%.

“Penso que é bom estabelecer fronteiras, quero dizer, sou a favor da imigração e do facto de que muita gente venha até nós mas acho que um dia é preciso pôr um travão. Penso que Kurz tem a mentalidade correta porque ele quer regular a migração e não aceitar mais pessoas”, diz uma estudante.

Embora a abertura e encerramento das urnas não sejam idênticos para todas as assembleias de votos, a maioria abriu às 7 da manhã e encerra às 5 da tarde, menos uma hora em Lisboa.