Montenegro vai a votos este domingo

  • há 8 anos
Os mais de 500 mil eleitores do Montenegro estão a ser chamados às urnas, este domingo, para eleger os 81 deputados do Parlamento Nacional.

Nestas legislativas há dezassete partidos e coligações na corrida. Entre eles o Partido Democrático dos Socialistas, que está há 25 anos no poder, com Milo Djukanovic, o atual chefe do executivo à frente.

A votação é um teste ao governo e ao país que foi convidado a fazer parte da Aliança Atlântica. Para o primeiro-ministro o resultado da votação ditará o futuro, ou seja, ficar-se-á a saber se os eleitores querem integrar a NATO, se têm uma posição mais próxima da União Europeia, como o governo, ou se, preferem aproximar-se da Rússia.

As sondagens não deram um vencedor claro pelo que pode estar tudo em aberto. Na oposição há dois blocos principais um mais moderado e um pró-russo. A Frente Democrática que o chefe do executivo acusa a de ser financiada por Moscovo.

Estas são as quartas eleições legislativas deste que se tornou um país independente desde o desmembramento da antiga Jugoslávia, há dez anos.