Roménia: Iohannis reafirma promessa de combate à corrupção após vitória nas presidenciais

  • há 10 anos
A vitória surpresa do cristão liberal Klaus Iohannis, originário da minoria alemã, nas presidenciais da Roménia é um reflexo da vontade de mudança no país. Depois de vencer o escrutínio, contrariando as sondagens que favoreciam o primeiro-ministro Victor Ponta, o novo chefe de Estado reafirmou a promessa de lutar contra a corrupção.

Questionado sobre os fatores que contribuiram para o resultado surpreendente, o analista político Emil Hurezeanu, natural da cidade de Sibiu – dirigida por Iohannis desde 2000 -, diz que o cristão liberal beneficiou nomeadamente do apoio de romenos que “vivem e trabalham no estrangeiro, pessoas cultas que respiram um ar de liberdade sem restrições. Com Iohannis, a lógica da esfera pública venceu a do sistema político”.

O novo presidente vai coabitar com o rival nas eleições, que descartou demitir-se. O primeiro-ministro afirmou, no entanto, esta segunda-feira que está comprometido com o diálogo e a estabilidade.

Mas muitos romenos consideram que os social-democratas de Ponta, que controlam o Parlamento, entravam o trabalho da Justiça face a uma classe política que consideram “corrompida”.