Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principalAvançar para o rodapé
  • ontem
O governo dos Estados Unidos anunciou novas tarifas portuárias sobre navios construídos e operados pela China, em uma aposta para impulsionar a indústria naval nacional e conter o domínio do país asiático no setor.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A cruzada tarifária do presidente americano Donald Trump voltou a mirar Pequim.
00:06O governo dos Estados Unidos anunciou novas tarifas portuárias sobre navios construídos e operados pela China.
00:13A decisão anunciada na quinta-feira é uma aposta para impulsionar a indústria naval nacional e conter o domínio do país asiático no setor.
00:20A medida é divulgada no momento em que Estados Unidos e China travam uma guerra comercial alimentada pelas tarifas globais impostas a importações pela administração Trump.
00:31Segundo a Casa Branca, a maioria das tarifas entrará em vigor em meados de outubro.
00:36Com as novas regras, tarifas serão aplicadas por tonelada ou por container e cobradas por cada visita aos Estados Unidos, não por cada porto onde os navios atracam.
00:45As taxas terão um limite de cinco vezes ao ano e os proprietários poderão receber uma isenção, caso façam um pedido de navio construído nos Estados Unidos.
00:55A indústria naval americana, dominante após a Segunda Guerra Mundial, sofreu um declínio gradual e atualmente representa apenas 0,1% da produção mundial.
01:06A Ásia domina o setor, com a China sendo responsável pela construção de quase metade dos navios à frente da Coreia do Sul e do Japão.
01:14Os três países asiáticos representam juntos mais de 95% da construção naval civil.

Recomendado