Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • há 5 dias
A defesa do ex-ministro Walter Braga Netto apresentou um recurso contra a decisão da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) que acolheu a denúncia contra o general, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 6 pessoas por tentativa de golpe de Estado. No documento, os advogados questionam o vídeo que o ministro Alexandre de Moraes exibiu durante o julgamento sobre a invasão à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/v3-6QHE6c34

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A defesa do general Walter Braga Neto questionou um vídeo que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, mostrou durante o julgamento dos atos do 8 de janeiro.
00:09Repórter Aline Beckett, traz de volta aqui com a gente no Jornal da Manhã, e traz mais detalhes dessa história. Pois não, Aline?
00:15Pois é, Nonato, exatamente. A defesa do ex-ministro de Jair Bolsonaro, a defesa de Walter Braga Neto, apresentou esse recurso contra a decisão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal,
00:30que acolheu, que aceitou ali no julgamento da denúncia que foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República e que acabou tornando réus Walter Braga Neto, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis pessoas por tentativa de golpe de Estado.
00:44A defesa alega neste recurso que o ministro Alexandre de Moraes apresentou um vídeo ali no momento do julgamento dessa denúncia, um vídeo com fatos que não foram citados formalmente na denúncia que foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República.
01:00Então, portanto, segundo a defesa de Walter Braga Neto, esse vídeo foi exibido pelo ministro Alexandre de Moraes, que é o relator dessa ação, desse processo no Supremo Tribunal Federal,
01:12disse que, portanto, esse vídeo não poderia ter sido usado para fundamentar a aceitação e a acusação dessa denúncia que foi recebida e foi acolhida pela primeira turma do STF.
01:23Ainda neste recurso apresentado pela defesa de Braga Neto, eles citam, eles reclamam, na verdade, melhor dizendo, da falta de acesso amplo às provas do processo
01:34e pedem a anulação também da delação de Mauro Cid, que foi um instrumento utilizado também na investigação feita pela Polícia Federal
01:44e depois do indiciamento aí das pessoas que foram indiciadas em todo esse processo sobre a tentativa de golpe de Estado.
01:52Então, agora, os próximos passos são os ministros do Supremo Tribunal analisarem esse recurso que foi apresentado pela defesa de Braga Neto.
02:00Isso provavelmente pode ocorrer via plenário virtual, os ministros vão poder ali fazer as suas considerações e depositar os votos virtualmente
02:10para que seja, então, portanto, tomada essa decisão, se esse recurso será aceito ou não no âmbito desse processo, desse julgamento da denúncia.
02:21Lembrando que agora, nos próximos dias 22 e 23, vai ocorrer o julgamento do Nucleo 2, dessa parte desse julgamento.
02:29Então, agora, fica a cargo do STF mesmo, dos ministros analisarem todo esse recurso que foi apresentado pela defesa
02:36e decidirem se eles vão aceitar, se eles vão acolher essa observação da defesa de Braga Neto
02:41ou se eles vão recusar diante desse julgamento aí que foi aceitado, na verdade, dessa denúncia aceita pela Procuradoria-Geral da República.
02:50A gente segue por aqui acompanhando essa repercussão e como que se dará isso na Suprema Corte.
02:55Eu volto com você, Nonato.
02:57Tá combinado, então. Muito obrigado. Aline Beckett, em Brasília.

Recomendado