• anteontem
Inauguração da Linha de Bondes do Suá (09/08/1908)

INAUGURAÇÃO ATÉ "'SUÁ"

Effectuou-se hontem inauguracao e entrega ao trafego do trecho da linha de bonds entre o Cruzamento e a praia do Suá, na extensão de um e meio kilometros.

A' 1,43 partio do caes do Imperador o carro especial n. 9, condusindo os exmos. srs. drs. Jeronymo Monteiro, presidente do Estado, dr. Carlos Gonçalves, chefe de.policia, dr. Araujo Aguirre, director de obras, dr. Bernardino Alves, official de gabinete da Presidencia, capitão Hortencio Coutinho, ajudante de ordens, dr. José Batalha, procurador geral do Estado, dr. Olympio Lyrio, inspector de hygiene, major Victor de Oliveira, delegado de policia da capital, dr. Affonso Lyrio, Cyrillino Simões, gerente da Carris Suá, Cyrillo Tovar, Rufino Azevedo e Antenor Maciel, pelo Commercio.

A esse carro seguia o de n. 10, condusindo a banda musical do Corpo de policia.

No trajecto do ponto de partida ao Cruzamento foram consumidos 21 minutos; d'ahi sahimos ás 2,6, chegando ao Suá ás 2,22.

Grande concorrencia popular emprestava animação e alegria áquelle sitio, onde infatigavel cidadão havia installado um espaçoso e confortavel pavilhão, com sortido botequim, tendo annexo um carramanchão, coberto de palhas seccas, e, espalhados pelas adjacencias, aqui e alli, varias outras palhoças, em estylo japonez, apparelhados de bancos e mesas para palestras e libações.

Na grimpa de alterosa atalaya tremulava agitada pela viração, que alli é frequente, o pavilhão auri-verde, emquanto que por toda a extensa área estendiam-se em fllas bandeirolas multicores que da vam festivo aspecto ao arrabalde do Suá, já tão pittoresco e tão aprazivel, pelas suas naiuraes condições de bellesa e salubridade.

Chegado alli o carro presidencial, que transitou pela linhas entre alas formadas pelo rapazao alegre e distincto dos nossos clubs de regatas, alli brilhantemente representados por numerosas e selectas guarniçoes, foram s, exa, o dr. presidente e seos companhejros recebidos pelo estimavel sr. capitão Antonio Rosa, que a todos proporcionou descanso sob o carramanchão, fasendo-lhes servir
'dentro em pouco um excellente lunch.

Foi por essa occasião que o dr. Araujo Aguirre, digno director de Obras, agradecendo ao illustre chefe do Estado o seo comparecimento aquella modesta festa, fez entrega ao trafego do trecho de linharecem construido.

O illusttre proflssional alongando-se então em consideraçoes sobre a conveniencia do proseguimento da linha até a Ponte da Passagem, recordou o exforço e a tenacidade do iniciador desse melhoramento, o coronel Aristides Navarro, terminando por brindar a felicidade pessoal do dr. Presidente do Estado.

Succedeo-o com a palavra o dr. Arthur Thompson que começou por declarar não ser, o engenheiro linha de bonds do Suá quem n`aquelle momento fallava era, sim,um representante do povo, mêsmo, pela sua humildade taivez, não lográra a honra de um convite para essa festa, proclamando-se por isso um intruso entre os que alli se

Recomendado