• mês passado
O combate ao mosquito Aedes aegypti ganha uma força-tarefa do poder público em parceria com a comunidade em Cascavel. A partir das 8h desta quarta-feira (29), o Salão Comunitário do Jardim Melissa, localizando na Rua Nogueira, n°33, será o ponto de partida de uma mobilização que terá as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Território Cidadão, Conselho Comunitário e Associações de Moradores dos bairros da região norte.

O secretário de Saúde, Ali Aidar, reforça que a união de forças vai ter como alvo os criadouros do mosquito, transmissor da dengue e da chikungunya. “Estamos iniciando esta grande ação nesta comunidade do Jardim Melissa, devido ao grande número de casos de chikungunya que temos aqui registrados. Desde o dia 2 de dezembro nossas equipes estão desenvolvendo trabalhos e ações de conscientização, orientação, aplicação de inseticida via fumacê em toda esta região, mas ainda não obtivemos os resultados desejados, uma vez que o número de casos da doença não para de crescer. Mas para termos sucesso nesta luta, precisamos da colaboração de todos os os moradores. Se todos fizerem sua parte, será possível baixarmos os números e reduzirmos os casos da doença”, explica Ali.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Cascavel já tem 167 casos confirmados de chikungunya e 41 de dengue.

TRABALHOS

As equipes irão distribuir entre os moradores do Melissa sacos de lixo para que possam fazer a coleta, acondicionamento e disponibilização para o recolhimento por parte da Secretaria de Meio Ambiente.

As equipes do Município também farão trabalho de roçada e limpeza de espaços públicos com maquinários. A equipe de Educação em Saúde, por sua vez, ficará no Salão Comunitário com maquetes, demonstrações de larva, orientações e personagens lúdicos.

REUNIÃO COM A COMUNIDADE

O secretário de Saúde, Ali Haidar, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Ailton Lima, o gestor do Território Cidadão, Juarez Vieira, representantes da comunidade, participaram de uma reunião de trabalho com a comunidade na noite de ontem (27), no Salão Comunitário do Jardim Melissa.

O Meio Ambiente terá um papel importante na mobilização. “Faremos uma ação integrada do programa Cidade Limpa, mas com foco no combate ao mosquito da dengue e chikungunya. Nós traremos para a região do Jardim Melissa e toda região norte, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para os trabalhos de roçada, de limpeza, com foco nos próprios públicos do município, em um primeiro momento, mas também fazendo esse atendimento em outros locais onde a Secretaria de Saúde aponte a necessidade. É importante dizer que o nosso foco de trabalho nesse momento são para aqueles pequenos criadouros, aqueles espaços que podem acumular água e que ali podem reproduzir o mosquito. Os resíduos volumosos, aqueles resíduos recicláveis devem ser encaminhados de acordo com as rotinas já determinadas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente”, explicou o secretário Ailton Lima. O

Categoria

🗞
Notícias

Recomendado