• mês passado
Um Pedaço da Pátria (Diário de Manhã - 1921 / 1922)

Um Pedaço da Pátria - Textos de José Cardoso
Série de textos, artigos, lendas e crônicas as coisas do Espírito Santo, com o título de "Um pedaço da Pátria" do escritor José Cardoso (pseudônimo), no jornal Diário da Manhã entre 1921 e 1922.

UM PEDAÇO DA PATRIA
Diario da Manhã : Orgão do Partido Constructor (ES)
Sexta-feira, 9 de Dezembro de 1921

Sob esse suggestivo titulo, iriciaremos domingo uma série do artigos da lavra de um illustre conterraneo, que se occulta, por excessiva modestia, sob o pseu donymo de José Cardoso.
Já temos sobre a nossa mesa de trabalho dois interessantissimos escriptos, em que a sua alma se enternece em descrever a magestade do Mestre Alvo e da deliciosa e pinturesca cidade da Serra, espregiçando-se docemente nas faldas do soberbo monte.

José Cardoso não é um espirito exhibicionista, que pretenda fazer literatura ôca, com a unica preoccupação de figuras absurdas e fastidiosas. Simples, de uma linguagem singela, elle diz o que sente, canta as bellezas desta sua terra natal, com as emoções sinceras de um grande coração.
A sua penna traceja o que dita o seu sentimentalismo, e este se harmoniza no connubio da exaltação das bellezas do nosso Estado, com as suas glorias passadas.

Tendo vivido todo o periodo do seu maior vigor neste Estado que lhe serviu de berço, José Cardoso, a elle e ao seu engrandecimento dedicou toda a sua util energia o proveitosa actividade.

Ao de longe, embora, mas o amando sempre, nessa sério de de artigos que so propõe escrever, communga com a sua evolução, estudando o em confronto com o passado.
Sentimo-nos muito lisongoados com a preferencia que nos deu José Cardoso para a publicação do seus artigos.

1 Mestre Álvaro
3 Tormenta
4 O Poente
7 Limites
9 São Pedro de Alcântara
18 Estação Nestor Gomes
19 Ilha Duarte de Lemos
22 O Vigia
23 Fortalezas I
23 Fortalezas II
25 A Mulher
26 Saturno Político
27 Ao Comandante Couto Aguirre (Lenda) I
28 Ao Comandante Couto Aguirre (Lenda) II
36 Ao Comandante Couto Aguirre (Lenda) III
38 Ao Comandante Couto Aguirre (Lenda) IV

Recomendado