Arcabouço fiscal de Lula é "filho bastardo" de Temer; diz Ciro

Estado de Minas

por Estado de Minas

2 visualizações
O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou, nessa terça-feira (19/9), em live, que o arcabouço fiscal proposto pelo presidente Lula (PT) é o 'filho bastardo' do teto de gasto do ex-presidente Michel Temer (MDB). Para Ciro, o mecanismo de controle de endividamento do governo Lula não é eficaz, pois 'qualquer nação que gaste mais do que recebe vai se dar mal'.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2023/08/22/interna_internacional,1550291/camara-aprova-arcabouco-fiscal-uma-vitoria-para-lula.shtml

A Câmara dos Deputados aprovou o arcabouço fiscal, que substituirá o atual teto de gastos e cria novas regras orçamentárias mais flexíveis, uma vitória para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As novas regras, que já afetarão o orçamento do próximo ano, acabam com o limite de gastos introduzido no final de 2016, durante o governo do ex-presidente Michel Temer.

Elas permitem uma maior flexibilidade em termos de gastos, que podem aumentar no ritmo das receitas tributárias.

Ao mesmo tempo, garante um certo rigor orçamentário, limitando o aumento das despesas a 70% do crescimento das receitas primárias.

O projeto já havia passado pela Câmara dos Deputados em maio, mas foi necessária uma nova votação para sua adoção, após modificações introduzidas pelo Senado, como a isenção das regras do arcabouço para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), fonte de financiamento da educação básica.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: / @portaluai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#cirogomes #arcabouçofiscal #lula #temer