• ano passado
Durante discurso na abertura da reunião de Cúpula entre a União Europeia e a Comunidade dos Países Latino-americanos e do Caribe (Celac), em Bruxelas, nesta segunda-feira (17/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o acordo econômico entre a União Europeia e o Mercosul deve estar baseado na confiança e não na ameaça. Além disso, o presidente reforçou que a aliança precisa ser 'justa, sustentável e inclusiva'.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/07/17/interna_politica,1521025/lula-mundo-alimenta-a-maquina-da-guerra-e-735-milhoes-passam-fome.shtml

Lula chegou por volta das 16h (11h em Brasília) deste domingo (16) a Bruxelas, na Bélgica, onde participa cúpula. O encontro, que se estende pela segunda e terça-feira, recebe líderes de 60 países, 33 da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e 27 dos países da União Europeia.

Lula tem uma missão extra no evento: convencer os políticos europeus a assinarem os últimos detalhes do acordo do Mercosul com a União Europeia, que atualmente esbarra em divergências na área ambiental.

O acordo não faz parte da agenda da cúpula. Mas o que se espera é o comprometimento político de que seja finalizado até o fim do ano, já que em 2024 haverá eleições no Parlamento europeu e os deputados terão outras preocupações imediatas.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#Lula #UniãoEuropeia #Mercosul #presidente

Recomendado