Lula afirma que Bolsonaro "optou pelo isolamento" do Brasil

  • ano passado
Na abertura da cúpla dos líderes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou pelo isolamento do Brasil na política externa.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2023/05/30/interna_internacional,1500523/lideres-sul-americanos-tentam-relancar-integracao-regional-em-brasilia.shtml

"Nosso país optou pelo isolamento do mundo e do seu entorno. Essa postura foi decisiva para o descolamento do país dos grandes temas que marcaram o cotidiano dos nossos vizinhos. Na região, deixamos que as ideologias nos dividissem, interrompessem os esforços de integração, abandonamos canais de diálogo e mecanismos de cooperação, e com isso todos perdemos", afirmou o presidente Lula.

Desde que voltou ao poder em janeiro, Lula tem tentado recuperar o protagonismo do Brasil no cenário internacional e agora pretende relançar a cooperação na América do Sul através de uma nova versão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), da qual restam apenas sete dos 12 membros fundadores.

Onze presidentes se reunem a portas fechadas no Palácio do Itamaraty, sede do ministério das Relações Exteriores, no que Lula definiu como um "retiro" para dialogar de forma relaxada e franca. O Peru será representado por seu chefe de gabinete, Alberto Otárola.