• ano passado
Imagens raras e inéditas dos destroços do Titanic foram divulgadas na quarta-feira, 15, pelo Instituto Oceanográfico de Woods Hole (Whoi) dos Estados Unidos.

A Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) é uma ONG dedicada à exploração, pesquisa e educação sobre o oceano. O vídeo com imagens inéditas do navio Titanic divulgado em meio à comemoração dos 25 anos do lançamento do filme Titanic nos cinemas.

O vídeo, que tem partes nunca antes disponibilizadas ao público, foi gravado em 1986 e é a primeira filmagem feita do transatlântico após o naufrágio.

O Titanic, considerado quase indestrutível quando foi construído, atingiu um iceberg em 14 de abril de 1912, no Oceano Atlântico, enquanto fazia sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos. Mais de 1.500 pessoas morreram no naufrágio.

Os esforços para encontrar a embarcação começaram quase imediatamente após o acidente, mas as limitações técnicas, bem como a vasta extensão da área de busca no Atlântico Norte, impossibilitaram a localização dos destroços.

Foi apenas em 1985 que uma equipe da Whoi e do Instituto Nacional de Oceanografia da França descobriu o navio afundado a quase 4 quilômetros da superfície no sudeste do Canadá.

Registradas durante 11 mergulhos realizados pela equipe em julho de 1986, as imagens foram feitas por câmeras em um submergível tripulado e por uma pequena embarcação operada remotamente que manobrava em espaços apertados.



Acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo no Terra ▸ https://www.terra.com.br
-------------
Siga o Terra nas redes sociais
Facebook▸ https://www.facebook.com/terrabrasil
Instagram ▸ http://instagram.com/terrabrasil
Twitter ▸ https://twitter.com/terra
TikTok ▸ https://www.tiktok.com/@terrabrasil
Pinterest ▸ https://br.pinterest.com/terrabrasil

Recomendado