• há 2 anos
Em 1917, uma cirurgia pioneira em Belo Horizonte, inaugurada há apenas 20 anos, entrou para a história da medicina. Emília, somente 1 ano mais nova que a jovem capital de Minas Gerais, foi operada e passou a se chamar David.

A cirurgia de redesignação genital para corrigir um tipo de malformação genital chamada hipospádia, que pode levar à falsa interpretação do sexo biológico, ocorreu mais de um século antes da primeira cirurgia de redesignação de sexo e gênero no Brasil, realizada em 1971.

Leia a reportagem em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/08/07/interna_gerais,1385097/de-emilia-a-david-a-cirurgia-que-ha-um-seculo-desafiou-a-sociedade-de-bh.shtml

A história de David e de outras pessoas que passaram por cirurgias semelhantes em BH desde o início do século 20, muitas delas feitas pelo médico mineiro David Corrêa Rabello, fazem parte do especial "Vidas em Transição", do Estado de Minas.

Ao longo de quase cinco meses, os repórteres Gustavo Werneck e Maria Irenilda Pereira @mariapereirabh resgataram essas histórias, ilustradas pelo artista Marcelo Lelis @aqualelis.


Agradecimentos especiais a:

Luiz Morando, professor e pesquisador sobre memórias LGBTQIA+ de Belo Horizonte

Centro de Memória da Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG

Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Arquivo Público Mineiro

Primeiro Subdistrito Civil de Belo Horizonte

Acesse o link na bio para conferir a reportagem completa do especial "Vidas em Transição"


#cirurgias
#redesignação
#1917
#BH
#davidrabello

Recomendado