A Oposição Russa

Art&Hist.pt

por Art&Hist.pt

1 visualização
Um olhar sobre os opositores a Putin durante o período de um ano. Como lutar contra um regime que os tenta esquecer e esconder?

As eleições presidenciais ocorrerão na Rússia em março de 2018 e Putin terá concorrência. Apesar das poucas chances, adversários como Alexei Navalny ou Ksenia Sobchak podem ser indicados como candidatos à presidência. Consciente de suas modestas chances de sucesso, o jovem movimento de oposição está, no entanto, a mudar fundamentalmente a situação política na Rússia.
Apesar da intimidação maciça da oposição pelo aparato estatal, foram relatadas diversas manifestações em muitas regiões - de Vladivostok, no leste, a Kaliningrado, no extremo oeste. Mesmo nas regiões provinciais leais a Putin, as pessoas protestaram. Esses eventos marcaram um ponto de virada na vida política do país. Mais e mais russos parecem estar fartos da paralisação e corrupção do país.
O líder mais famoso da oposição é Alexei Navalny. Embora não seja um político típico: nunca foi membro do parlamento, o seu Partido Progressista nem sequer está oficialmente registado e ele enfrentou 16 julgamentos até agora, recebeu duas sentenças suspensas e passou várias semanas em prisão preventiva.
Mas pessoas de diferentes idades e origens decidiram fazer campanha ativa pelas mudanças na Rússia. Ksenia Sobchak, que antes era conhecida por ser artista de televisão e filha adotiva de Putin, também quer entrar nesta luta.
O documentário leva-nos diretamente para dentro do movimento de oposição russo e conhece pessoas que são politicamente ativas apesar do assédio, violência policial e detenções. Os tempos são turbulentos antes das eleições presidenciais.