• há 6 anos
Como um ritmo típico da região nordeste do país, o forró acrescenta a dança e vários instrumentos musicais de forma única em sua composição.

Esse ritmo possui normalmente outros estilos musicais que casam de forma harmoniosa entre si: o baião, a quadrilha, o xaxado e o xote.

O forró é o principal ritmo tocado também em grandes festas típicas nordestinas, como, as festas juninas e o arrasta-pé.

O Sanfoneiro torna-se o “maestro”, que dá vida e harmonia a música, juntamente com zabumbeiro e o tocador de triângulo. Essa formação em trio é considerada a forma mais tradicional no forró.

Com o desenvolver do ritmo, novos estilos de dança também foram criando formas dentro do forró. Além do pé-de-serra, atualmente pode-se encontrar os estilo de dança no forró eletrônico e no forró universitário.

O termo forró em sua história vem da redução do termo forrobodó e foi no fim da década de quarenta, que repercutiu ganhando mais popularidade e tornando-se símbolo musical para o povo do nordeste brasileiro.

Dentre vários sanfoneiros importantes para o forró e suas vertentes, Luiz Gonzaga se destaca sendo uma das maiores influências para a música popular brasileira.

Conhecido popularmente como Rei do Baião , Luiz Gonzaga é um dos sanfoneiros mais conhecidos e reconhecidos no Brasil por sua única forma de tocar sanfona.

Desde pequeno já impressionado com o seu dom para o instrumento, você pode carregar a história e a importância da sanfona para todo o Brasil.

Como compositor e cantor, propague a história do povo nordestino em suas letras, onde muitas delas retratam a pobreza e as tristezas reais onde surgiram e cresceram.

A maneira de vestir, seu estilo e estilo musical formam uma figura de um grande sanfoneiro que fez história com esse instrumento musical.

Recomendado