• há 6 anos
[English below]
(Via site da prefeitura de Baía Formosa)
A história de Baía Formosa começou com a construção de um porto de embarcações. Esse porto originou um núcleo de pescadores e estava localizada na única baía do Rio Grande do Norte. No século XVIII, o tal lugar serviu como sendo uma área de veraneio para a família Albuquerque Maranhão e fazendeiros de lugares próximos. Em 1877, ocorreu a chamada "matança de agosto", que se constituiu em um episódio onde dono de uma área teria ido a um vilarejo, junto com um grupo armado, com a finalidade de tentar expulsar os moradores daquele lugar. Nesse contexto, surgiu a figura de Francisco Magalhães, que, juntamente com outros quatorze homens armados, conseguiram resistir aos agressores. O episódio foi comandado por João Albuquerque Maranhão, latifundiário e dono do Engenho Estrela, e se resumiu em uma horrível luta que resultou na morte seis pessoas e na prisão e julgamento do comandante da chacina.

No final do século XIX, foi construída uma capela no local, tendo como padroeira a Imaculada Conceição. Além disso, também foram criados e anexados ao município de Canguaretama os distritos de Baía Formosa e Vila Flor. O povoado do distrito começou a crescer, tendo como base econômica a lavoura e a pesca. Em 1933, o distrito de Baía Formosa, que havia sido criado em 1892 e pertencia ao município de Canguaretama, foi extinto, juntamente com o distrito de Vila Flor, sendo que depois ambos os distritos foram recriados, mas em datas diferentes (o distrito de Vila Flor, que depois teve seu nome alterado para "Flor" e depois o nome voltou a se chamar "Vila Flor", foi recriado em 1938, enquanto o distrito de Baía Formosa foi recriado somente quinze anos depois). Finalmente, em 1958, o distrito de Baía Formosa foi desmembrado do município de Canguaretama, tornando-se novo município do estado do Rio Grande do Norte, por força da lei estadual n° 2338. O nome do município faz a referência à sua localização estratégica, no extremo leste potiguar e em uma bela enseada que forma a única baía do estado.

[ENGLISH]
The history of Baía Formosa began with the construction of a boat port. This port originated a nucleus of fishermen and was located in the only bay of Rio Grande do Norte. In the eighteenth century, this place served as a summer area for the Albuquerque Maranhão family and farmers from nearby places. In 1877, the so-called "August Killing" took place, which was an episode where an owner of an area would have gone to a village, together with an armed group, to try to expel the residents from that place. In this context came the figure of Francisco Magalhães, who, along with fourteen other armed men, managed to resist the aggressors. The episode was directed by Joao Albuquerque Maranhão, the landowner and owner of Engenho Estrela, and was summarized in a horrible fight that resulted in the death of six people and the arrest and trial of the slaughter commander.

Category

🏖
Viagens

Recomendado