A Rainha Esquecida da Inglaterra: Vida de de Lady Jane Grey (2/3)

  • há 5 anos
No segundo episódio da série de Castor sobre a vida de Lady Jane Grey vemos a queda da base de aliança de Jane e a ascensão de Maria Tudor, e começamos a ter um vislumbre de como o apoio popular foi importante para Maria que, nesse momento, unia católicos e protestantes. No entanto, acho que aqui Castor comete um erro. Já que a série claramente se diz tratar da "Vida e Morte" de Jane, confesso que vi pouco ou quase nada da vida de Jane em si. Nesse episódios vemos mais sobre a infância e vida de Maria do que de Jane, e isso dá a impressão que a série deveria ser nomeada 'Os nove dias do reinado de Jane Grey', já que claramente a série se dirige para esse único foco. Confesso que também achei desnecessária a participação de alguns 'comentaristas', que foram chamados apenas para isso mesmo, comentar os pedaços de história de Jane. Fazendo comparações (de novo) com Starkey, acho que seria necessário chamar apenas especialistas para comentar alguns detalhes da história (como a parte do armamento, com um historiador especializado em história militar) mas não contar a história de fato, que a própria Helen poderia ter contado.
Mas uma vez, não concordo com John Guy (22:46) - não acredito que Jane fosse Rainha somente em título. Se fosse, ela não teria influencia nenhuma em exigir que seu pai não fosse para o campo de batalha e que Northumberland fosse enviado em seu lugar. Se ela realmente não tivesse poder, não teria influência alguma nessas decisões.
1:43: Erro grotesco de gramática logo no começo do vídeo! Sorry. Eu traduzo, sincronizo, assisto o vídeo umas três vezes e ainda escapam algumas coisas.