Os segredos de Machu Picchu

  • há 6 anos
Foi em 1911 que uma das atuais maravilhas do mundo, a cidade inca de Machu Picchu, localizada no Peru, foi “descoberta”. Esse enigma do império inca, cujo nome significa “velha montanha”, possui cerca 13 quilômetros quadrados e foi construído em um local escondido e difícil de ser conquistado do vale de Tampu, nas terras do Inca Pachacútec, a 2.430 metros de altura dos Andes.

Os peruanos não deixavam rastros da cidade, tanto que não se encontram registros sobre ela em textos espanhóis da época. Devido à dificuldade de acesso, acredita-se que a cidade foi construída com a finalidade de morada e proteção da mais alta aristocracia do império, em caso de um ataque inesperado: “sua localização era um segredo militar, os caminhos que conduziam a Picchu foram proibidos aos camponeses e habitantes dos povoados”, destaca a Discovery Channel.

Segundo a historiadora peruana Maritza Villavicencio, o complexo de Machu Picchu “foi um centro de pesquisa agrícola”, possuindo terras disponíveis para o cultivo e grandes construções que serviram como despensa. Outros ainda acreditam que Pachacútec ordenou a construção da cidade no século XV para ser um centro cerimonial ou um complexo palaciano.

Acredita-se que a cidade foi descoberta em 1911 pelo explorador americano e acadêmico da Universidade de Yale, Hiram Bingham. “O jovem arqueólogo americano Hiram Bingham caminhava pelos Andes peruanos em companhia de um soldado e um camponês do lugar, que dizia conhecer o local de ruínas importantes. Numa área onde os Andes descem entre precipícios até a Amazônia, chamada de “La ceja de la selva”, Binghan encontrou a cidade de Machu Picchu, o segredo mais bem guardado dos Incas” como nos mostrará este intrigante documentário do National Geographic

Créditos e Produção:
National Geographic.