• há 7 anos
O corpo do pintor espanhol Salvador Dali foi exumado e os peritos judiciais conseguiram retirar amostras de ADN, segundo um comunicado do Supremo Tribunal da Catalunha.

As amostras vão agora ser analisadas num laboratório em Madrid. Daqui a umas semanas, fica a saber-se se Pilar Abel, de 61 anos, é ou não filha do mestre do surrealismo.

Salvador Dali’s coffin opened to take DNA samples to determine if the artist is the father of Spanish woman. https://t.co/TLfpGJIxSs— The Associated Press (@AP) July 20, 2017


“Finalmente, vamos saber a verdade. Se ela é ou não filha dele. O ADN não mente. Há quase 99 por cento de sabermos a verdade”, afirma o advogado de Abel, Enrique Blanquez.

Pilar Abel nasceu em 1956 e alega ser fruto de uma relação extraconjugal de Salvador Dali com a sua mãe, quando trabalhava como empregada doméstica em Figueres, para onde o artista regressou com a sua esposa russa, Gala.

A espanhola afirma que o processo destina-se a honrar a memória da mãe e não a obter vantagens financeiras.

A Fundação Gala-Salvador Dalí e o Governo espanhol, que controlam os direitos autorais do pintor, tentaram impedir a exumação.

A magistrada María del Mar Crespo permitiu a recolha de vestígios biológicos do artista como medida excecional.

O corpo de Salvador Dali, que morreu a 23 de janeiro de 1989, estava sepultado no Teatro-Museu Dali de Figueres, a cidade natal do pintor, na Catalunha.

#tbt to Museum founder Reynolds Morse posing with #SalvadorDali, in front of the ceiling mural for the Teatro Museo. https://t.co/StuQIk8Xua pic.twitter.com/xmkwA5ZxkB— The Dali Museum (@TheDali) July 20, 2017

Recomendado