O catastrófico desastre do melaço de Boston em 1919.

  • 8年前
BOSTON, MASSACHUSSETS, ESTADOS UNIDOS —
Foi referido como a grande inundação de melaço, quando um tanque cheio com mais de 10 milhões de litros de melaço varreu as ruas de Boston, engolindo tudo em seu caminho.

O motivo exato do que causou a explosão do tanque ainda não foi conhecido, mas materiais baratos, manutenção defeituosa e condições climáticas fizeram parte da extensão do dano causado. Os relatórios indicam que em 15 de janeiro de 1919, o clima em Boston era um frio de 5 graus Celsius, calor para essa época do ano.

O tanque de ferro e aço, situado no bairro North End da cidade, tinha 50 metros de altura e media 30 metros de diâmetro.

O tanque tinha sido preenchido 29 vezes antes e tinha recebido 12 milhões de litros de melaço de Porto Rico dois dias antes do desastre.

Aparentemente, procedimentos básicos de segurança não foram respeitados. Depois que tantos vazamentos ocorreram, o tanque foi pintado de marrom para ocultar os vazamentos.

Um preço alto para a negligência foi pago quando, naquela tarde fatídica, rebites estouraram ao longo do lado do tanque. Moradores locais disseram que soou como uma metralhadora disparando.

De repente, o topo do tanque explodiu, e suas paredes de ferro circular rasgaram e torceram para direções opostas.

Foi quando 26 milhões de libras de melaço quente foram derramadas sobre a cidade, movendo-se a uma velocidade de cerca de 50 quilômetros por hora.

Alguns relatórios na época indicavam que uma onda de 13 metros de xarope escorria pelas ruas, esmagando edifícios e derrubando veículos.

O melaço era tão poderoso, que era capaz de derrubar um bonde elevado de seus trilhos, bem como pegar um caminhão e jogá-lo no porto de Boston.

Cavalos, cães e seres humanos foram varridos e espalhados pela cidade. Com melado até a cintura,
suas tentativas de lutar e escapar do melaço pegajoso só provaram piorar sua situação. O tempo gelado do inverno causou a refrigeração do melaço mais rápido do que seria no verão, impedindo severamente os esforços de resgate.

O desastre custou a vida de 21 pessoas e deixou 150 feridos. Quase um século depois, a causa exata das falhas do tanque permanecem desconhecidas, mas a fermentação, construção precipitada e paredes de aço finas e frágeis foram suspeitas como razões para sua destruição.

推薦