Israel vai construir mais 250 mil casas em colonatos na Cisjordânia

  • há 7 anos
O governo de Israel deu luz verde para a construção de 2500 novas casas na Cisjordânia, a grande maioria no colonato de Ariel. Mais de 900 dessas casas tiveram já aprovação imediata e as outras vão passar por várias etapas, mas deverão também ter a aprovação. A medida já provocou uma reação da Autoridade Palestiniana, que considera uma provocação.

“A construção de 2500 novas casas nos territórios ocupados é uma declaração de guerra à paz, uma declaração de guerra à solução de dois Estados. Isso significa que Israel está determinado em violar a lei internacional e a resolução 2334 do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Mustafa Barghouti, do conselho executivo da OLP.

A União Europeia também já qualificou a expansão dos colonatos como “uma medida lamentável”.

A chegada de Donald Trump ao poder nos Estados Unidos acelerou estas medidas por parte de Israel. A família de Jared Kushner, genro de Trump e conselheiro da Casa Branca, tem feito importantes doações ao colonato de Beit El, às portas de Ramallah. David Friedman, apontado por Trump como futuro embaixador americano em Israel, está à frente de uma organização que é também uma das principais doadoras.

Recomendado