#LigaCampeões 1/8 final: Benfica enfrenta Dortmunf e FC Porto reencontra Juventus

  • há 8 anos
No futebol, estão definidos os oitavos de final da Liga dos Campeões. O campeão em título, o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, que terminou em segundo no grupo do eliminado Sporting, enfrenta o Nápoles, de Itália, primeiro classificado do grupo do Benfica.

Às “águias”, tricampeãs portuguesas, calhou em sorte outro dos carrascos dos “leões”, o Borussia de Dortmund. Será a repetição de um único duelo a duas mãos de há mais de meio século (1963/64) na então denominada Taça dos Campeões Europeus.

Em Dortmund, os germânicos aproveitaram a ausência de Eusébio e golearam por 5-0 a equipa de Coluna e Simões, orientada pelo húngaro Lajos Czeizler. Na Luz, já com o “pantera negra”, o Benfica ganhou 2-1, mas foi insuficiente.

Marcel Schmelzer, capitão da equipa germânica, diz que “este jogo traz à memória a lenda do Dortmund Aki Schmidt, que morreu recentemente, e o triunfo do Borussia contra o Benfica em 1963”, mas sublinha que os ‘encarnados’ lideram o campeonato português e que “será uma tarefa difícil”.

Jogo entre SLBenfica e Dortmund na #UCL vai colocar frente-a-frente 3 vencedores do #EURO2016 pic.twitter.com/OhEXbfwxbz— UEFA.com português (UEFAcom_pt) 12 de dezembro de 2016

“O Benfica é, neste momento, a melhor equipa portuguesa, mas nós temos hipótese de passar. O Benfica é um nome grande do futebol europeu, para os nossos adeptos vai ser um grande jogo”, afirmou o presidente do Dortmund, Hans-Joachim Watzke, em Nyon, Suíça, após o sorteio dos jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Também o treinador dos alemães, Thomas Tuchel, deixou rasgados elogios ao próximo adversário português. “Depois de defrontar FC Porto e o Sporting, vamos agora defrontar a outra grande equipa de Portugal, no espaço de dois anos. Estamos prontos para dois grandes e emocionantes jogos ante o clube com mais títulos de Portugal e atual líder do campeonato”, disse o técnico do Dortmund, atual sexto classificado da ‘Bundesliga’.

O FC Porto vai reencontrar pela quarta vez na história a Juventus. Depois da derrota (2-1) na final da Taça das Taças de 1984, os “dragões” voltaram a enfrentar a “velha senhora” na fase de grupos da Liga dos Campeões em 201/02. Em Turim, perderam 3-1 e, então, ainda nas Antas, não foram além de um nulo (0-0). A agora equipa de Nuno Espírito Santo vai tentar a primeira vitória portista sobre a “Juve.”

De resto, destaque para os embates multimilionários entre o Paris Saint Germain e o Barcelona, de André Gomes, e entre o Bayern de Munique, de Renato Sanches, e o Arsenal de Inglaterra.

De resto, no que toca a outros portugueses ainda em prova, o AS Monaco, de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho, enfrenta o Manchester City; o Atlético de Madrid, de Tiago, joga com o Bayer Leverkusen, da Alemanha; e o Sevilha, de Daniel Carriço, enfrenta o Leicester, de Inglaterra.

A primeira mão dos oitavos de final da Liga dos campeões joga-se entre 14 (Benfica — Borussia de Dortmund) e 22 de fevereiro (F