Turistas começam a ser retirados do sul da Nova Zelândia

  • há 8 anos
As equipas de socorro neozelandesas já retiraram mais de um milhar de turistas retidos na região sul do país atingida pelo sismo de magnitude 7,8, que causou dois mortos e fez 24 feridos. Para já deu-se prioridade a crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas doentes.

Da cidade costeira de Kaikoura, conhecida por ser local de observação de baleias, serão retirados, ainda esta terça-feira mais 500 turistas.

A evacuação está a ser dificultada pelos fortes ventos provocados por tempestades marítimas:

“Há cerca de 140 pessoas que precisamos retirar, o mais rapidamente possível de Kaikoura, essa é a nossa prioridade. Mas tudo dependerá das condições meteorológicas”, explica o Primeiro-ministro neozelandês John Key.

Siguen llegando increíbles imágenes de #terremoto 7.9 de #NuevaZelanda #Kaikoura #NewZealand #earthquake #eqnz #temblor #sismo pic.twitter.com/uF0yW4wAnD— TuiteroSismico (@dngonzalo) 14 de novembro de 2016


Não está descartada a hipótese de ocorrência de um novo sismo, de pelo menos 7 graus na escala de Richter, no território da Nova Zelândia, durante os próximos 30 dias, dizem as autoridades locais. Para já é preciso resolver a situação da falta de comida e água nas regiões que estão isoladas devido aos cortes de estradas e de ligações ferroviárias, provocadas pelo terramoto de domingo.

It's getting worse #eqnz #newshub pic.twitter.com/ftmJeNVk8T— Henry McMullan (@HenryMcMullan) 13 de novembro de 2016


Continuam a ser sentidos, no terramotos no país, de menor intensidada. O mais forte, sentido até às 07h42 hora de Lisboa, cerca das 20h, hora local, foi de 6,1 e ocorreu às 14h34, hora local. Informação da geonet.org.

Serios daños en red carretera de #NewZealand tras #sismo M7.8
Al momento reportan 2 fallecidos #eqnz
Foto: viralpoet pic.twitter.com/inYpxlunaC— Geól. Sergio Almazán (chematierra) 13 de novembro de 2016


Estas vacas foram resgatadas

Spare a thought for this cow family, stranded on a quake-created island https://t.co/HaHaBZVLDG #eqnz pic.twitter.com/JAkyUOdBNN— Newshub Features (@NewshubFeatures) 14 de novembro de 2016


Com Lusa

Recomendado