Espanha: Economia desacelera no terceiro trimestre

  • há 8 anos
Ligeira desaceleração da economia espanhola no terceiro trimestre.

Segundo a estimativa do Instituto espanhol de estatística, o PIB cresceu 0,7% entre julho e setembro, uma décima menos face ao trimestre precedente. Em termos anuais, a progressão é de 3,2%.

La #economía española modera su crecimiento al 0,7% #España #PIB es_INE https://t.co/GHBWltdiRZ— Consenso del Mercado (consensomercado) 28 de outubro de 2016


#España Variación trimestral del Producto interior bruto #PIB (dato avance tercer trimestre de 2016) es del 0,7%. Vía es_INE pic.twitter.com/Bxy5njUPUD— María Muñoz (mariadelamiel) 28 de outubro de 2016


A economia parece ter beneficiado, segundo alguns analistas, da suavização do controlo das contas públicas, devido ao impasse político que dura há dez meses. Este pode terminar nos próximos dias com o regresso de Mariano Rajoy ao poder.

Os dados finais são esperados a 24 de Novembro.

A inflação baixa, a recuperação do mercado do trabalho e uma época turística recorde impulsionaram o consumo das famílias.

As exportações desaceleraram, mas de acordo com boletim de setembro do Banco de Espanha, a queda deve-se à conjuntura económica mundial e às incertezas devido ao Brexit.

No entanto, a instituição alerta para uma eventual desaceleração da economia em 2017, já que o futuro governo tem pouca margem de manobra e a Comissão Europeia exige economias de quase 5,5 mil milhões de euros, o equivalente a 0,5% do PIB.