• há 9 anos
Com ou sem o acordo de Madrid, o presidente separatista da Catalunha, Carles Puidgemont anunciou esta quarta feira no Parlamento catalão que vai referendar a independência da região espanhola em setembro de 2017.

La resolució de la demanda catalana es farà amb #referèndum o referèndum https://t.co/ZZFRQ0GGP7 #ConfiançaKRLS #RefoRef pic.twitter.com/TXwnb7PU0V— Carles Puigdemont (@KRLS) September 28, 2016

O governo central de Mariano Rajoy remete para a Constituição a necessidade de todos os espanhóis se expressarem sobre a autonomia – e não apenas os catalães, -mas estes demonstram a cada oportunidade, como na festa da Diada, exclusivamente catalã e celebrada a 11 de setembro, que querem fazer ouvir a voz da independência.

Carles Puigdemont iniciou funções no início do ano, com intenções claras: preparar todas as démarches necessárias para a independência da região até meados de 2017.

Esta quarta-feira, renovou o empenho no cumprimento de calendário, acrescentando que, mesmo sem a aprovação do governo central, o referendo terá lugar.

Recomendado