Terra à Vista | História do Brasil

  • 6 years ago
Terra à Vista | História do Brasil

link do canal OhLord TV, do Léo:
https://www.youtube.com/channel/UCyE1fLFt5LhQCsl12w-ypSg

A historiografia considera 2 teses para o descobrimento do Brasil:
● a tese da casualidade, e
● a tese da intencionalidade.

A tese da casualidade é a tese padrão, ensinada nas escolas, de que por acidente, tentando desviar de mares agitados, a frota de Pedro Álvares havia se perdido e chegado a costa brasileira em 22 de março de 1500.

A tese da intencionalidade também é aceita uma vez que apresenta mais argumentos para sua comprovação. segundo a tese, Portugal, em 1500, já tinha conhecimento da existência de novas terras ao leste da áfrica, e veio para cá intencionalmente.

Segundo essa tese, a história do Brasil se inicia com Cristóvão Colombo. ele mesmo, o cara que descobriu a América do norte.
Ele havia pedido patrocínio para suas viagens primeiramente para Gênova. esta, por já controlar o comércio no mediterrâneo, não teve interesse algum. após isto, o navegador foi pedir apoio para Portugal, que também recusou já que possuía total controle da costa africana e não tinha porque se preocupar.

Então, em uma terceira investida, Colombo apresenta seu projeto à Espanha, que por ainda não ter o monopólio concreto de nenhuma rota viu uma oportunidade na proposição de Colombo.
Assim, em 1492, Colombo parte rumo “às Índias”.

Só que ao invés de fazer o percurso tradicional, ele, com toda sua astúcia, pensou:

“Uma vez que a terra possui formado redondo, se eu partir em direção ao oeste de vez de ir ao sul eu vou acabar parando nas Índias sem ter que enfrentar o cabo das tormentas ao sul da África, sem precisar atravessar o mediterrâneo e ainda não vou correr grandes riscos de ser atacado por piratas.”
Só que no meio do caminho, estava uma América, uma América estava no meio do caminho...

Mas ele não sabia que a América não era a Índia. Como Colombo estava em busca das Índias, quando teve seu primeiro contato com o povo da América, ele chamou o pessoal lá de índios.

Não satisfeito em apenas descobrir, ao retornar à Europa, Colombo informou Portugal que o estado havia perdido uma grande oportunidade em não investir em sua expedição, uma vez que a mesma havia encontrado novas colônias.

Portugal, então, imediatamente envia um navegador não oficial, chamado Duarte Pacheco. Este, em 1493 é orientado a seguir as mesmas coordenadas de Colombo, porém visando o sul. Sendo assim, ele encontra a costa da América do Sul, o Brasil. Sem manter contato direto, apenas com uma navegação de cabotagem pela costa, Duarte desenha a costa brasileira e retorna a Portugal, informando que haviam novas terras para serem colonizadas.

Portugal e Espanha assinam então um tratado que dividia as terras do mundo a serem descobertas, conhecido como Inter Coetera. este é o primeiro tratado entre estados nacionais que não conta com a participação da igreja católica. O tratado inicialmente oferecia à Portugal, todas as novas terras que estivessem à oeste de uma linha imaginária traçada à 100 léguas das ilhas de Cabo Verde. Porém, tendo conhecimento de que esta linha não oferecia as novas terras que Portugal já conhecia, Portugal solicita que, ao invés de 100, fossem 370 léguas. Sem conhecimento das terras ao sul, a Espanha aceita e em 1494, os estados assinam o Tratado de Tordesilhas.

Mesmo com o tratado assinado, esta não era a prioridade de Portugal no momento. As terras já estavam garantidas e todas as suas atenções estavam voltadas para as Índias. O caminho a ser traçado para chegar até lá, exigia que alguém conseguisse enfrentar o tão temido cabo das tormentas, ao sul da África. Então, em 1498, vasco da gama consegue passar pelo cabo.

Uma vez que os navegadores portugueses conseguiram passar pelo cabo, as atenções agora podem ser direcionadas para o Brasil. Porém, Portugal não poderia apenas direcionar suas caravelas para lá, acusando então que ao assinar o tratado com a Espanha já sabiam da existência de terras. Então, é criada a tese da casualidade para disfarçar toda a história e sugerir que Portugal havia encontrado novas terras por um acaso.

Em 1500, Pedro Álvares Cabral é enviado para o Brasil, para tomar posse e oficializar o descobrimento que, 8 anos antes havia acontecido.

Referência Bibliográfica:
- História do Brasil, de Boris Fausto

Curtiu?
Quer comentar?
Bater papo conosco?

Youtube - http://www.youtube.com/revisao
Facebook - http://www.facebook/canalrevisao
Twitter - https://twitter.com/canalrevisao (@canalrevisao)
Instagram - https://instagram.com/canalrevisao (@canalrevisao)
Email - contato@canalrevisao.com.br

NÃO DEIXE DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL, CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR.