• há 10 anos
A cidade francesa de Lyon celebrou mais uma Festa das Luzes cumprindo uma tradição nascida no século XIX. O que começou como uma comemoração religiosa dedicada à Virgem Maria, no dia 8 de dezembro, transformou-se, a partir de 1999, num festival de quatro dias que todos os anos leva milhões de espetadores a deambular pelas ruas de Lyon. Em 2014 a festa contou com 80 instalações que iluminaram vários locais emblemáticos da cidade.

Jean-François Zurawik, Diretor de Eventos da cidade de Lyon:

“- Lyon está marcada por esta festa. Ela está nos seus genes, faz parte das suas tradições e é, também, um elemento de promoção da cidade.”

Na Praça dos Terraux, em frente à Câmara Municipal e ao Museu das Belas Artes, e perto da Ópera, “Lyon Terra de Luzes” presta homenagem às obras dos grandes mestres.

Gilbert Coudène, artista:

“- Esta é uma festa popular. E uma festa popular é uma festa em que podemos ver o reflexo no olhar dos outros e ver emoção e luz, precisamente, que se reflete no olhar.”

Na praça Antonin Poncet os autores conduzem os espetadores através de uma experiência cósmica. “Laniakea” é um baile hipnótico no qual os pontos luminosos, as estrelas de uma galáxia, formam constelações e depois se desagregam.

Jerome Donna, artista:

“- É uma obra frágil, muito frágil. Estamos no domínio do imperceptível. As estrelas, uma luz cristalina, a única palavra que tenho vontade de dizer é fragilidade e delicadeza.”

“Jardim de inverno” é a proposta de Christophe Martine no Parque da Tête d’Or. Ao cair da noite, os visitantes são convidados a um passeio nupcial.

Christophe Martine, artista:

“- O que desejámos foi criar um mundo deslumbrante, um mundo no qual o público vai entrar e através das diferentes instalações as pessoas vão ser surpreendidas com o que veem e assim vão poder imaginar e sonhar.”

Michele Carlino, euronews:

“- Nestes quatros dias de festa são esperados dois milhões e meio de visitantes. A Festa das Luzes tornou-se um evento incontornável para muitos turistas estrangeiros.”

A festa de 2014 decorreu entre os dias 5 e 8 de dezembro. Para o ano há mais! Até lá, ficamos com “Sonhos de Noite”, a animação de Damien Fontaine na Praça Bellecour.

Recomendado