Moldávia: Futuro do Acordo de Associação com a UE colocado em dúvida

  • há 10 anos
Na Moldávia, um dos partidos que defende a aproximação à Rússia venceu as eleições de domingo, colocando em dúvida o futuro do Acordo de Associação com a União Europeia, assinado este ano.

O até agora pouco representativo Partido Socialista (PS) tornou-se a primeira força política do país.

“Em princípio, os partidos da coligação pró-europeia tem votos suficientes para criar um governo. Contudo as circunstâncias externas e internas do país, como a contenda entre pró-russos e pró-europeus leva os atores a procurar apoio parlamentar numa parte da esquerda”, sublinhou Sergio Canteone, da Euronews, em Chisinau.

Após a divulgação dos primeiros resultados oficiais, os socialistas liderados por Igor Dodon declararam que o povo se manifestou por um vetor distinto de desenvolvimento.

Durante a campanha, o partido de Dodon defendeu a denúncia do Acordo com Bruxelas e a integração na União Aduaneira liderada pela Rússia.

“Estou muito otimista e creio que os partidos europeístas vão cooperar com a esquerda e decidir qual o caminho que país vai seguir no futuro”, disse uma jovem.

“Não sei se vão ser capazes de formar uma coligação, mas essa é e esperança dos moldavos, especialmente das gerações mais novas. Queremos fazer parte da União Europeia e ter um futuro no seio da União Europeia”, sublinhou outra.

”Não devíamos perder o que foi conseguido até agora no nosso relacionamento com o leste, mas ao mesmo tempo devíamos avançar em direção à Europa. Acho que não vamos conseguir”, afirmou uma cidadã.

Recomendado