ASEAN: Obama vê o futuro no Oriente

  • há 10 anos
Barack Obama junta-se à cimeiras da comunidade económica das Nações do Sudeste Asiático (ou ASEAN) e da Ásia Oriental, na Birmânia. A cimeira da ASEAN teve lugar ontem. Hoje, vive-se o segundo dia de conversações relativas às questões da Ásia Oriental.

O Presidente dos Estados Unidos disse aos chefes de Estado, reunidos em Naypyitaw, que a intenção de Washington é reforçar as relações com a região: “Nos últimos 6 anos temos feito grandes progressos para expandir esta parceria, mas creio que estamos de acordo, podemos fazer muito mais. É por isso que os Estados Unidos estão comprometidos no fortalecimento da ASEAN, tanto enquanto instituição como enquanto comunidade de nações, unida por interesses e valores partilhados”.

As cimeiras reúnem os 10 países da ASEAN assim como os Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul, Índia, Rússia, Austrália e Nova Zelândia.

São discutidas questões regionais e internacionais. Nas conversações com o Presidente da Birmânia, Thein Sein, a possibilidade de uma reforma democrática é outro assunto em cima da mesa.