Rússia: A montanha russa do rublo

  • há 10 anos
Semana negra para a moeda russa. Esta sexta-feira atingiu novos mínimos históricos face ao euro e ao dólar. A queda rondou os 3%. Tocou, pela primeira vez, os 60 rublos por euro e aproximou-se dos 49 rublos por dólar.

Só esta semana, o rublo perdeu dez por cento do valor, num total de 30% face ao dólar e vinte e 24% face ao euro, desde o início do ano.

A meio do dia o rublo recuperava ligeiramente, graças a especulações sobre uma reunião de emergência do Banco Central. A instituição gastou em outubro trinta mil milhões de dólares para apoiar o rublo. Na quarta-feira, limitou as intervenções a trezentos e cinquenta milhões por dia, o que acabou por acentuar a desvalorização.

Na bolsa de Moscovo, o índice em dólares RTS abriu a sessão em forte queda, antes de recuperar. Já o índice MICEX, em rublos, está em alta.

A queda do rublo é visto como um verdadeiro risco para a economia russa, já em dificuldades devido à fuga de capitais, ao recuo do preço do petróleo e aos efeitos das sanções internacionais.