Kobani: radicais controlam cerca de metade da cidade

  • há 10 anos
Há novos combatentes do Estado Islâmico na cidade de Kobani. Os radicais que controlam, atualmente, cerca de 50 por cento do território foram obrigados a pedir reforços devido à intensificação dos raides aéreos por parte da coligação internacional. Na última madrugada, os radicais voltaram a sofrer baixas. De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos pelo menos 15 fundamentalistas terão sido mortos. Por terra, e do lado curdo, há registo de sete vítimas mortais.

A batalha por Kobani que dura há mais de um mês contribuiu para agravar a já frágil situação de todos os que fugiram à guerra na Síria. O número de refugiados aumenta a cada dia que passa e a responsável pela ajuda humanitária da ONU diz que poucos conhecem a verdadeira dimensão crise.

“Em cerca de quatro anos de conflito na Síria registamos 900 mil refugiados na Turquia. Mas a realidade é que o número se aproxima de um milhão e seiscentos mil” afirma Valerie Amos.

É na Turquia e no Iraque que se encontra a maioria dos refugiados curdos. Ancara promete manter as portas abertas a todos os que fogem da violência, mas recusa qualquer envolvimento militar no conflito, do outro lado da fronteira.

Recomendado