Violência ameaça processo de paz no leste da Ucrânia

  • há 10 anos
O processo de paz na Ucrânia seriamente ameaçado, após vários episódios de violência no leste do país, que provocaram seis mortos.

O Exército ucraniano e os separatistas pró-russos trocam acusações sobre o rompimento da trégua.

O chefe da missão da OSCE comenta: “É muito complicado e uma tarefa quase impossível determinar quem está na origem dos disparos de artilharia. O que destacamos nos nossos relatórios é de que direção eles provêm”.

Segundo um porta-voz militar, os separatistas lançaram uma ofensiva contra o aeroporto, que foi repelida pelos militares ucranianos.

O primeiro-ministro do autoproclamado território independente, Alexander Zakharchenko explica: “A missão da OSCE decidiu ir por conta própria. Expliquei hoje que aqui não é a Europa, onde a guerra vai de acordo com um calendário – ‘aqui vamos comer, vamos dormir e, em seguida, continuar com a guerra’. Estamos numa guerra civil, onde não há regras, não há tempo. Lutamos de forma diferente, não como os europeus”.

A trégua tem sido violada diariamente e os moradores de algumas localidades próximas de Donetsk denunciam uma situação fictícia.

Em cinco meses, o conflito no leste da Ucrânia fez mais de 2700 mortos, de acordo com a ONU.