Romtelecom e Cosmote mudam para Telekom Romania e para a cor magenta

  • há 10 anos
A cor magenta domina as ruas da capital romena, Bucareste, por estes dias, para marcar o fim do processo de integração da Cosmote Romania e da Romtelecom. As duas companhias passam a chamar-se Telekom Romania. Usarão a cor e a marca “T” da alemã Deutsche Telekom.

No evento esta sexta-feira, o primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, evocou o porquê do interesse dos investidores pelo país: “A Roménia é muito competitiva em termos fiscais. Temos uma taxa de IRC de 16% e vamos manté-la. Tínhamos impostos elevados sobre os custos do trabalho, mas a nova lei vai ajudar-nos a aumentar a nossa competitividade”.

A Deutsche Telekom, através do operador grego OTE, controlava 54% da Romtelecom e 70% da Cosmote.

O grupo alemão já está presente em 50 países. Claudia Nemat, membro da administração, garante: “Estamos contentes com a entrada da Roménia na família “T”. O país é, depois da Alemanha e da Polónia, o terceiro maior mercado no quadro das atividades no grupo de cor magenta”.

A Telekom Romania contabiliza 10 mil empregados, lucros combinados de 1,1 mil milhões de euros e 10 milhões de clientes.

O processo de integração das duas empresas necessitou o investimento de quinze milhões de euros. Segundo o presidente da Telekom Romania, Nikolai Beckers, o processo demorou anos a delinear. E acrescenta: “Foi um processo complexo a implementar. No final é preciso um momento ideal, a tecnologia correta e necessário que tudo se encaixe”.

A Telekom Romania passa a oferecer serviços de comunicação móvel, de telefone fixo, internet e televisão por cabo, o que não acontecia antes com as duas companhias separadas.

A jornalista Andrea Hajagos explica que tudo muda depressa em Bucareste. Em poucas horas, uma loja deixou de operar sob o nome Romtelecom e passou para a cor magenta.

Recomendado